quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pequenos Postais Prussianos...Schloss Sanssouci

Palácio de Verão mandado construir em Potsdam por Frederico o Grande, apresenta-se com a 1º obra arquitectónica neoclássica germânica de autoria de Georg Wenzeslaus von Knobelsdorff. Foto dos anos 30 de um conjunto de 10. Esta é " Der Mittelpavillion" 


3 comentários:

Rui disse...

Caro Luis, eu sou uma nulidade em arquitectura e arte, mas tenho sempre uma questão presente: porque é que antigamente se faziam construções destas e outras do género, com uma beleza fantástica e hoje é tudo “linhas a direito” ?
Será uma questão de arte, ou económica, será que havia mais facilidades financeiras, questão de tempo de construção, hoje tudo muito mais urgente, ou o quê ?
Um abraço.

Gastão de Brito e Silva disse...

Sans Souci, define em francês "sem problemas", era a residência de Verão de Frederico, o grande...grande em todos os aspectos, grande militar, grande diplomata, grande cultura, grande fortuna e grande maricas...

Este palácio começou por ser um "depósito" de obras de arte e um pequeno refúgio, até que o seu augusto proprietário ter construido um "anexo" com cem quartos para albergar os amigalhaços e a corte.

Os seus jardins são igualmente grandiosos, é famoso o pavilhão chinês com estátuas em tamanho real... adorava lá ir...é um orgasmo de barroco e de história...

luis tavares disse...

Meus caros:
Também só o conheço de vista...

Rui:Nós passamos muito rápidos por tudo...no nosso tempo não há tempo.